A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica realizará novo processamento do MCSD de Energia Nova. Esta será a terceira operação do tipo e contemplará reduções contratuais no período de outubro a dezembro de 2016. As empresas interessadas terão até o dia 3 de outubro para o envio das declarações de sobras ou déficits à CCEE e o novo processamento será concluído até o dia 21 do mesmo mês, quando os resultados das reduções contratuais serão divulgados.

Nessa nova rodada, a novidade é a possibilidade de geradores que já realizaram reduções contratuais via acordos bilaterais, que contemplem qualquer montante no último trimestre do ano, também declarar oferta de redução para o mesmo produto no âmbito do processamento. Na hipótese de o gerador declarar nos dois mecanismos regulatórios, a CCEE priorizará o que ocorrer primeiro entre os novos registros dos acordos bilaterais e a oferta de redução do MCSD Energia Nova.

Na operação de outubro de 2016, serão englobadas apenas as reduções contratuais com os geradores. No segundo momento, quando o sistema do MCSD Energia Nova estiver implementado, entrará em operação as trocas de cessões, com os dados retroativos ao período de outubro a dezembro de 2016.

A sobrecontratação das distribuidoras, de acordo com a revisão de carga feita em setembro e após a implementação de outros mecanismos, está prevista em 7,1% para 2016.