A Agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou em ‘BB’ os Ratings de Probabilidade de Inadimplência do Emissor em moeda estrangeira e local da AES Eletropaulo e o seu Rating Nacional de Longo Prazo em ‘AA- (bra)’. A perspectiva dos ratings corporativos é estável.

De acordo com a agência, os ratings refletem a alavancagem, a robusta posição de liquidez e o alongado perfil de amortização da dívida da empresa. A Fitch espera que as pressões negativas sobre o consumo de energia, a inadimplência e as perdas de energia devido ao desafiador ambiente macroeconômico brasileiro tenham impacto limitado no perfil de crédito da companhia nos próximos anos.

A Fitch estima que o fluxo de caixa livre da Eletropaulo somente se tornará positivo a partir de 2018, devido às necessidades de elevados investimentos e despesas operacionais nos próximos dois anos. A eficiência operacional da companhia, medida pelos indicadores de qualidade baseados na duração e frequência das interrupções de abastecimento está atualmente abaixo dos níveis regulatórios, o que demandará fortes investimentos para retorná-las a níveis aceitáveis.

Ainda de acordo com a Fitch, uma ação de rating negativa pode ser ocasionada por uma alavancagem líquida consistentemente acima de quatro vezes, índice de caixa inferior a duas vezes e fluxos de saída de caixa inesperados. Já uma ação positiva viria por uma alavancagem líquida consistentemente abaixo de 2,5 vezes e Índice caixa e equivalentes mais CFFO/dívida de curto prazo acima de três vezes e índice caixa e equivalentes mais fluxo de caixa das operações dívida de curto prazo acima de três vezes.