Especialistas debatem o caminho das hidrelétricas no Brasil

Tema será debatido na mesa-redonda “O papel da geração hidrelétrica na matriz energética brasileira – presente e futuro – conciliação do projeto de engenharia e meio ambiente

A Academia Nacional de Engenharia (ANE), em parceria com o Clube de Engenharia, reunirá no próximo dia 6 de outubro, especialistas para participar da mesa-redonda "O papel da geração hidrelétrica na matriz energética brasileira – presente e futuro – conciliação do projeto de engenharia e meio ambiente". O evento que irá debater questões como os benefícios e a necessidade das novas usinas hidrelétricas, acontecerá a partir das 15:00h no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.

Segundo o diretor da ANE, o engenheiro civil José Eduardo Moreira, especilista na área de energia afirma que "as usinas hidrelétricas representam uma energia limpa, renovável. Qualquer projeto gera impacto ambiental, mas um estudo bem feito minimiza esse efeito. Sempre foi possível agregar a um projeto hidrelétrico outras finalidades tais como abastecimento d’água, controle de cheias e navegação, e não se pode esquecer que a implantação de uma hidrelétrica traz benefícios regionais, gerando empregos e desenvolvimento."

O vice-presidente da ANE, Francis Bogossian, e o diretor Flavio Miguez de Mello também participarão da mesa-redonda, que terá ainda como debatedores Rafael Kelman, diretor da PSR Consultoria, Alexandre Uhlig, do Instituto Acende Brasil, Maisa Marques, consultora e coordenadora de projetos, Gil Maranhão, vice-presidente da International Hydropower Association, e Trasício Castro, gerente de projetos na PSR Consultoria. O evento conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica-Núcleo Rio (ABMS), da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), da Divisão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), e da Divisão Técnica de Engenharia do Ambiente (DEA). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: divisoes-tecnicas@clubedeengenharia.org.br.