A CPFL Energia lança nesta sexta-feira, 30 de setembro, Edital de Chamada Pública para um projeto estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que objetiva reduzir o número e a gravidade dos acidentes de trabalho, de forma a garantir a integridade de seus profissionais. O prazo máximo para recebimento das propostas é 28 de outubro de 2016, e o resultado da avaliação final será divulgado no site da CPFL Energia, no dia 19 de dezembro de 2016. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo, sendo que aproximadamente 2,2 milhões deles resultam em mortes. No Brasil, segundo o mesmo relatório, acontecem 1,3 milhão de casos.
As principais causas são o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho. Anualmente, o país gasta cerca de R$ 70 bilhões com acidentes de trabalho e doenças funcionais. "A prevenção de acidentes de trabalho e a inserção dos conceitos de qualidade de vida no ambiente corporativo têm como finalidade conscientizar o colaborador, oferecendo proteção e mais excelência à sua vida e de seus companheiros. Dessa forma, torna-se o ambiente funcional mais agradável, melhora a produtividade e traz ao trabalhador mais confiança, satisfação e realização no exercício de suas atividades diárias", destaca Márcio Mário Zidan, gerente de Segurança no Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida, da CPFL Energia. O prazo para execução do projeto, que será coordenado pela Diretoria de Inovação e Estratégia, da CPFL Energia, será de até 24 meses. Essa duração decorrerá após o cadastro de início de execução do projeto no Sistema de Gestão de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).