No próximo domingo, dia 2 de outubro, acontecerá o primeiro turno das eleições municipais. Por conta disso, as empresas do setor, principalmente as distribuidoras, estão preparando um esquema especial de operação para atuar em atendimentos emergenciais durante o dia.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico emitiu uma mensagem operativa definindo procedimentos adicionais durante o primeiro turno das eleições. Pelo documento, nos períodos mais importantes, que é imediatamente anterior, o durante e o imediatamente posterior à eleição, será mantido o maior número de unidades geradoras sincronizadas, mesmo que com despacho mínimo. Além disso, também serão explorados todos os recursos disponíveis nas redes de transmissão, subtransmissão e distribuição para controle do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso ocorrerá entre as 6h e as 22h de domingo. A CEEE-GT informou que manterá equipes de sobreaviso.
A Cemig colocará mais de dois mil empregados à disposição para evitar e corrigir eventuais falhas no sistema elétrico dos 774 municípios da sua área de concessão. Além dela, empresas como a AES Eletropaulo estão preparadas com equipes em sobreaviso, para garantir a tranquilidade ao processo eleitoral no que diz respeito à geração e ao transporte da energia. A RGE, que atende 1,45 milhão de clientes em 255 municípios do Rio Grande do Sul, mapeou locais de votação e de apuração em toda a área de concessão e tornou esses pontos prioritários para o reestabelecimento do serviço no caso de interrupção do fornecimento de energia.
Além das ações de campo, as distribuidoras também disponibilizaram telefones exclusivos para contatos emergenciais ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que terá um canal direto com o COI da concessionária para informar ocorrências e agilizar os atendimentos.