A nova subestação da Cosern, no município de Campo Grande, no Rio Grande do Norte, entrou em operação na última quarta-feira, 28 de setembro. O município foi escolhido para receber o equipamento por sua localização geográfica, o que permite à concessionária ampliar a oferta de energia na região a partir de pontos estratégicos para 40 mil potiguares nos municípios de Campo Grande, Janduís, Triunfo Potiguar, Messias Targino e Paraú.
A unidade de Campo Grande tem capacidade instalada de 10 MVA, ampliando a capacidade de atendimento de novas cargas e garantindo a qualidade da energia fornecida em toda a área. Para permitir o suprimento à nova subestação, a Cosern construiu uma linha de distribuição, de 69 KV, com 33 quilômetros de extensão, e instalou dois circuitos de média tensão, de 13.8 kV. O investimento total na nova subestação em Campo Grande foi de R$ 8,2 milhões.
O presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, destacou os investimentos e o planejamento que a companhia tem feito nos últimos anos. "É um dia histórico para nós e para a região, pois essa subestação entra em operação para garantir qualidade, confiabilidade e o crescimento da oferta de energia elétrica para o estado", explicou.
Cialini lembrou ainda que a Cosern foi uma das primeiras distribuidoras do Brasil a automatizar todas suas subestações, pratica a tarifa elétrica residencial mais baixa do Nordeste e, ao dotar Campo Grande com a subestação, vai ajudar os municípios do entorno a atraírem mais empresas para a região.