A ABB lançou nesta terça-feira, 4 de outubro, a terceira fase da sua estratégia global Next Level, visando maior valor aos clientes e acionistas. Para tanto, anunciou medidas essenciais, como a estruturação das divisões de negócios em quatro unidades líderes de mercado, incluindo a continuidade da transformação da divisão Power Grids sob propriedade da ABB; investindo no potencial como líder digital a partir da oferta integrada nos diversos segmentos; acelerando o ritmo da excelência operacional e fortalecendo a marca ABB.
Segundo Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB, nos últimos dois anos, ela tornou-se mais rápida, mais enxuta e mais eficiente. A empresa melhorou continuamente as margens e fortaleceu ainda mais a geração de caixa. Na terceira etapa da estratégia “Next Level”, a ABB está se beneficiando da dinâmica de transformação bem-sucedida e reforçando sua posição como líder global em tecnologia pioneira e em soluções digitais. A ABB está moldando e concentrando sua estrutura divisional, a partir de 1º de janeiro de 2017, em quatro divisões líderes de mercado: ”Electrification Products”, “Robotics and Motion”, “Industrial Automation’ e ‘Power Grids”. As áreas serão empoderadas como unidades empreendedoras dentro da companhia, refletidas em um aperfeiçoamento de seu modelo de desempenho e compensação, focado na responsabilidade e na prestação de contas individual.
“Electrification Products” será o parceiro de escolha para a eletrificação de todos os pontos de consumo. Ao reunir todos os componentes de eletrificação, principalmente por meio da transferência das unidades de negócios de “Discrete Automation and Motion”, EP será a segunda globalmente nesse segmento, oferecendo um canal único de compra para os clientes. Negócios de carregadores de veículos elétricos, energia solar e qualidade de energia serão transferidos da divisão DM, como plataformas de crescimento para “Electrification Products”. Inicialmente, o investimento necessário para continuar o ritmo de crescimento desses negócios terá um impacto na margem de lucro da divisão.
“Robotics and Motion” será o parceiro de escolha para robótica. As principais ofertas em motores industriais e drives da ABB, bem como o forte desempenho de seu negócio de robótica são carros-chefes dessa divisão recentemente configurada, que sucede a antiga divisão “Discrete Automation and Motion”. Focando no rápido crescimento do mercado de robótica e aproveitando a plataforma de tecnologia e a escala global da ABB, a empresa está idealmente posicionada para mudar sua atual posição de número 2 na área de robótica para o primeiro lugar nesse mercado altamente atraente. A ABB vai se beneficiar da sua forte posição na Indústria 4.0, no seu alcance global e suas plataformas de serviço.
A divisão “Industrial Automation” será a escolha para automação industrial. Esta divisão substitui a antiga divisão “Process Automation”. A ABB irá conduzir a digitalização nos diversos setores da indústria, estabelecendo sua posição de número 1 em controle de processos através de software e serviços. Power Grids será a divisão de negócio de escolha para redes melhores, mais inteligentes e mais sustentáveis. Seguindo uma revisão abrangente do portfólio estratégico, o Conselho e o Comitê Executivo da ABB concluíram que a transformação de “Power Grids” sob a gestão da ABB vai entregar valor máximo ao acionista em comparação com outras opções, como venda, IPO, subsidiárias ou joint-venture.
O programa de produtividade da empresa superou as expectativas desde o seu lançamento no ano passado. Como resultado, a ABB aumentou a meta do programa de redução de custos em 30%, para US$ 1,3 bilhão. A ABB vai atingir essa economia adicional dentro do prazo inicialmente anunciado e com os custos de reestruturação e implementação inalterados. ABB continua seus programas regulares de economia, aproveitando a excelência operacional e a gestão da cadeia de suprimentos de classe mundial para alcançar uma economia equivalente a 3-5% do custo das vendas, a cada ano.