A Eletronorte lançou chamada pública para a captação de projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à criação de sistemas de armazenamento de energia no setor elétrico. O objetivo é desenvolver um protótipo com capacidade de potência ativa mínima de 5MW no ciclo de regeneração, e pelo menos 120 MWh de energia acumulada.

Entre as características exigidas no processo estão capacidade de despacho de potência ativa de 5MW durante um período de, no mínimo, 24 horas, e a garantia de manutenção da energia sem perdas expressivas por mais de 30 dias. O sistema deverá ser instalado em uma das unidades regionais da Eletronorte na região norte do país.

Segundo a empresa, “a definição do local é determinante para que se possa prever na proposta de projeto de P&D todos os custos, ações e estrutura logística necessários para execução da pesquisa.” O projeto deve ainda “criar condições para o desenvolvimento de base tecnológica e infraestrutura de produção nacional.”

As propostas pré-habilitadas serão anunciadas pela estatal no dia 21 de outubro. Será feito um processo de seleção cujo resultado está previsto para 16 de novembro. Os projetos passarão por adequações antes de serem aprovados pela diretoria da estatal, que deverá enviá-los à Agência Nacional de Energia Elétrica no dia 22 de dezembro. O resultado da avaliação inicial da agência reguladora será conhecido em 20 de fevereiro de 2017.

As propostas deverão ser enviadas até as 23h59 do próximo dia 13 para o email pesquisa@eletronorte.gov.br, com o assunto Chamada pública 005/2016 –  e a sigla das Empresas Interessadas. A chamada da Eletronorte é um desdobramento da chamada estratégica de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica  sobre Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserçao de Sistemas de Armazenamento de  Energia.