O Grupo NC, controlador da farmacêutica EMS, anunciou nesta sexta-feira, 7 de outubro, a aquisição de quatro parques eólicos da Odebrecht Energias Alternativas. O complexo eólico Corredor do Senandes, localizado no Rio Grande do Sul, tem 108 MW de capacidade instalada, capaz de gerar energia suficiente para abastecer uma população de aproximadamente 650 mil habitantes, com possibilidade de expansão de mais de 80 MW. O valor da transação não foi revelado.
A entrada do grupo farmacêutico no setor de energia faz parte de uma estratégia de diversificação de negócios. Em março deste ano, o Grupo NC já havia anunciado a compra de 100% das operações de mídia do Grupo RBS, em Santa Catarina. “Esses ativos fazem parte da estratégia de crescimento do Grupo NC, que está sempre atento às boas oportunidades de negócio. Acreditamos que a energia eólica, ao lado de outras fontes renováveis, terá papel cada vez maior na matriz energética brasileira, que caminha para se tornar uma das mais limpas e diversificadas do mundo”, afirma Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC.
Os ativos adquiridos compreendem 40 aerogeradores ECO-122, uma subestação (34,5/138kV) e 48 quilômetros de linha de transmissão até o ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN). Toda a energia produzida complexo já está comercializada por meio de um contrato de longo prazo que termina apenas em 2034. O complexo passa a ficar sob a marca de negócios NC Energias Renováveis. A efetivação da transação de compra está condicionada à aprovação dos órgãos competentes.
Lançado em 2014, o Grupo NC – que traz as siglas iniciais de Nanci Sanchez e Carlos Sanchez, filhos de Emiliano Sanchez, fundador em 1964 da farmacêutica EMS -, é um grupo econômico que conta com mais de 9 mil colaboradores diretos e mais de 10 empresas, como EMS, Brace Pharma (EUA) e Grupo RBS Santa Catarina. A holding, com sede em Hortolândia (SP), é líder do mercado farmacêutico nacional há dez anos consecutivos e está entre os 170 maiores grupos do Brasil, segundo levantamento do Valor Grandes Grupos 2015.