Angra 3 recebe o segundo condensador

Equipamento foi entregue e fabricado pela Nuclep

Durante cerimônia realizada na fábrica da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí, no Rio de Janeiro, foram entregues os dois semi-condensadores da usina nuclear Angra 3. Estiveram presentes o presidente da Eletronuclear, Bruno Barretto, e o presidente da Nuclep, Jaime Wallwitz Cardoso. O presidente da Eletronuclear destacou a competência dos técnicos da Nuclep e a qualificação da indústria nacional e observou a importância daquele evento para a Eletronuclear. "O empreendimento Angra 3, ao receber um de seus principais equipamentos de grande porte, mostra que está vivo e pronto para a sua retomada", ressalta.

Cada semi-condensador pesa 162 toneladas e recebe aproximadamente 17.600 tubos de titânio. O equipamento é responsável por efetuar a refrigeração do sistema secundário da usina, através da troca térmica com a água do mar. O condensador é composto por dois semi-condensadores (caixas A e B), duas tampas frontais e traseiras, um coletor de condensado e uma câmara superior, dentre outros materiais de montagem. Esses componentes menores já haviam sido recebidos no mês passado.

A Nuclep está encarregada de fabricar os três condensadores de Angra 3. Dois já foram entregues e o terceiro, que ainda está sendo fabricado, tem previsão de entrega para julho do ano que vem. A empresa também foi a responsável pelo fornecimento dos condensadores de Angra 2.