O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou que a sanção da Medida Provisória 735, que foi aprovada no Senado Federal na última semana, deve sair esta semana. De acordo com ele, nesta segunda-feira, 24 de outubro, será realizada reunião entre vários ministérios de modo a discutir como será a publicação da MP. Embora respeite o que foi decidido pelo Congresso, o ministro não descartou a possibilidade de vetos. “O diálogo está sendo feito entre os ministérios da Casa Civil, Planejamento, Fazenda e Minas e Energia. Tem pontos que são difíceis para nós enquanto governo aceitarmos, mas a nossa expectativa é que ela possa ser sancionada ainda essa semana, mesmo que com alguns vetos”, explicou Coelho, que participou da abertura da Rio Oil &Gas, no Rio de Janeiro (RJ).
Na votação da MP do Senado, foram mantidas emendas como a que previa a criação de política pública para a modernização das usinas termelétricas a carvão mineral. A emenda trouxe insatisfação de setores ambientalistas e embora também encontrasse resistência em parte do governo, foi aprovada devido à possibilidade da MP perder a validade.
Celg – Coelho Filho quer publicar o edital de privatização da distribuidora goiana entre o fim de outubro e o início de novembro. Segundo ele, o MME está animado com a realização do certame, principalmente após a mudança no patamar de preço, que trouxe o interesse de muitos investidores e players do setor elétrico. Ainda segundo ele, as compensações que o estado de Goiás está fazendo no fundo de contingências criado, serão suficientes para mitigar temores dos potenciais interessados.