O Operador Nacional do Sistema Elétrico ainda busca informações para entender o que provocou o desligamento total do sistema elétrico de Manaus na tarde do último domingo, 23 de outubro. Há indícios de que mau tempo pode ter causado a falha. "O ONS e os agentes estão analisando as possíveis causas da ocorrência. No entanto, na hora do desligamento o tempo estava chuvoso na região e tudo indica que descargas atmosféricas atingiram as linhas de transmissão", disse a entidade em nota divulgada nesta segunda-feira, 24.

Segundo o ONS, às 15:28 horas do último domingo houve o desligamento automático dos dois circuitos das linhas de transmissão Silves – Lechuga, de propriedade da Manaus Transmissora de Energia, abrindo a interligação Tucuruí – Manaus e provocando o desligamento total do sistema Manaus, no estado do Amazonas. A carga de Manaus na hora da ocorrência era de 841 MW, sendo que 56% da carga estava passando pelas linhas de transmissão.

Às 15:39 horas foi ligado o circuito 1 da LT 500 kV Silves – Lechuga e às 16:02 horas foi iniciada a normalização das cargas. Às 16:26 horas, o ONS liberou a retomada de carga na totalidade para o sistema Manaus. A distribuidora local concluiu a normalização das cargas às 20:46 horas.

Goiás – No sábado, 22 de outubro, uma falha em dois transformadores da Subestação Pirineus (GO) causou a interrupção de 125 MW de carga da Celg GT na região de Anápolis, no estado de Goiás. A ocorrência aconteceu as 2:02 horas e o sistema só foi totalmente reestabelecido as 3:51. O ONS ainda não identificou os fatos que levaram à ocorrência.