A XP Investimentos e o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) iniciam nesta segunda-feira, 24 de outubro, parceria para negociação de contratos de energia elétrica com liquidação financeira. A expectativa é movimentar 3,5 milhões de MWh no primeiro ano de operação da parceria, o que corresponde a um volume financeiro de R$ 585 milhões considerando os atuais preços médios dos contratos físicos negociados no BBCE.
“A negociação de contratos financeiros de energia abre oportunidades para novos investidores, como os nossos clientes institucionais, que hoje não tem acesso ao mercado físico de energia elétrica”, destaca o Head da XP Energia, Rafael Carneiro. Para a negociação, é necessário o cadastro junto à XP Investimentos, que será responsável pela intermediação e registros dos negócios junto à BM&F ou Cetip.
Considerando o pioneirismo da operação no Brasil, o presidente do BBCE, Victor Kodja, prevê que ela terá uma curva de aprendizado, mas está otimista em relação ao interesse dos participantes do mercado de energia e financeiro. “Os derivativos de energia elétrica com liquidação financeira deverão, inclusive, auxiliar no financiamento dos projetos do setor elétrico no futuro”, destaca.
O BBCE é uma plataforma de negociação eletrônica de energia física no Brasil, com uma média de mais de 300 MW/mês de volume. Em seus quatro anos de operação, acumulou 8 mil contratos fechados no montante de R$ 3,3 bilhões. Com a parceria com a XP Investimentos, os participantes do BBCE têm a oportunidade de acessar também os contratos financeiros de energia. Já a XP é uma das maiores instituições financeiras do Brasil e está operando há mais de 15 anos no mercado, sendo referência quando o assunto é assessoria de investimentos.