A Rio Grande Energia disponibiliziou nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, o edital público do projeto Desconto Eficiente – Motores Elétricos. No documento está o regramento para que clientes industriais, comerciais, residenciais, rurais e do poder público participem do projeto que incentiva a retirada de circulação de motores elétricos antigos e a respectiva substituição por novos equipamentos, mais modernos e eficientes, garantindo o uso inteligente e consciente da energia elétrica.
No próximo dia 27 de outubro, a distribuidora do Grupo CPFL Energia realiza um workshop na sede da concessionária, em Caxias do Sul, para esclarecer dúvidas dos interessados em receber o incentivo do programa elaborado e executado pela Gerência de Eficiência Energética da CPFL. O projeto Desconto Eficiente – Motores Elétricos acontece nas três maiores distribuidoras do Grupo e têm R$ 2,4 milhões reservados à RGE.
O desenvolvimento do projeto faz parte de uma iniciativa mais ampla da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), denominada Incentivo à Substituição de Motores Elétricos: Promovendo a Eficiência Energética no Segmento de Força Motriz.
De acordo com o Balanço Energético Nacional, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (vinculada ao MME – Ministério de Minas e Energia), o consumo de energia elétrica na indústria representa 38,8 % da energia consumida no país, e 67,9 % desta energia foi direcionada ao acionamento de motores elétricos. Com isso, aproximadamente 26 % de toda a energia consumida no Brasil foi utilizada nestes equipamentos.
Atendendo à solicitação da Aneel, a RGE lançou o projeto que concederá um bônus aos clientes para a aquisição de novos motores elétricos com o objetivo de desestimular o recondicionamento (rebobinamento) dos equipamentos avariados e, com isso, retirar de circulação modelos ineficientes por motores de alto rendimento energético, evitando o desperdício.
Previamente à concessão do bônus para a aquisição dos novos equipamentos, a RGE irá analisar os projetos encaminhados pelos interessados, avaliando as solicitações com base em critérios técnicos-econômicos. Só podem encaminhar propostas clientes atendidos pela concessionária. Aqueles que estiverem na área de concessão, mas não estiverem ligados diretamente à rede básica de distribuição estão automaticamente excluídos do processo.
Entre as principais regras para ser beneficiado com o projeto está avaliação de Compliance, que envolve a análise de processos de corrupção e o cumprimento integral da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). Após o envio dos projetos, sendo considerado apto, a proposta será ranqueado, e aqueles que se adequarem ao orçamento previsto no edital público podem ser contemplados.
Conforme o edital, após a instalação do novo motor, o cliente deverá realizar o descarte do motor antigo. Esse procedimento deverá ser evidenciado por meio de certificado ou lado. Quem for beneficiado ainda estará sujeito a vistorias periódicas da RGE para executar as medições no novo equipamento para que a sua eficácia operacional e energética possa ser comprovada.
Para participar do programa promovido pela Eficiência Energética é necessário o encaminhamento das propostas por meio do e-mail: bonusmotoresrge@rge-rs.com.br. O mesmo endereço de e-mail é o que receberá as dúvidas e pedidos de esclarecimentos até o dia 7 de novembro deste ano. No dia 25 de novembro se encerra o prazo para o recebimento das propostas. A divulgação do contemplados acontecerá no dia 7 de dezembro de 2016. Os contratos são assinados na semana seguinte.