A Agência de classificação de risco Standard &Poor’s rebaixou na última segunda-feira, 24 de outubro, de ‘brBBB-’ para ‘brCCC+’ o rating atribuído para a emissão de debêntures senior secured da Santo Antônio Energia no valor de R$ 700 milhões, em duas séries, com vencimento final em 2022 e 2024. A agência também o removeu da listagem CreditWatch com implicações negativas. A perspectiva do rating agora é negativa.
De acordo com a agência, os ratings foram rebaixados de maneira a refletir a qualidade de crédito do interveniente mais fraco no contrato de financiamento celebrado entre o BNDES e a Saesa. Cláusula do contrato diz que o BNDES poderia declará-lo como antecipadamente vencido caso qualquer um dos intervenientes peça recuperação judicial ou extrajudicial ou ainda, caso haja a decretação de falência ou insolvência civil de um deles, o que levaria a uma aceleração cruzada das outras dívidas do projeto, com base na documentação existente.
A perspectiva negativa indica o risco de uma maior deterioração na liquidez dos intervenientes, o que poderia precipitar o default de um interveniente que antes era saudável e, consequentemente, resultar na aceleração da dívida do projeto.