A multinacional brasileira WEG anunciou nesta quarta-feira, 26 de outubro, a aquisição do negócio de turbinas eólicas “utility scale” da Northern Power Systems (NPS), empresa que projeta, desenvolve e fabrica aerogeradores em Barre, Vermont, EUA. A Northern Power é pioneira e uma das líderes tecnológicas em aerogeradores permanent magnet direct drive (ou imãs permanentes e sem caixa multiplicadora de velocidade). O valor do negócio não foi revelado, segundo nota enviada à imprensa. 
 
Pelo acordo, a WEG se tornará a única proprietária da carteira de patentes, ativos, know-how e materiais afins, incluindo todos os desenhos, projetos, especificações e software utilizados em conexão com o projeto e manutenção de aerogeradores com mais de 1,5 megawatts de capacidade nominal (“utility-scale”). A WEG também irá manter a equipe de engenharia que realiza pesquisa e desenvolvimento em energia eólica em Barre e assumir os contratos de operação e manutenção de algumas turbinas eólicas existentes.
 
A WEG e NPS firmaram uma parceria tecnológica em 2013 para introduzir com sucesso as soluções de turbinas eólicas permanent magnet direct drive no mercado sul-americano. “Decidimos agora avançar e dar este passo fundamental na nossa estratégia de crescimento e internacionalização do negócio de energia eólica", disse Eduardo de Nóbrega, diretor da Unidade Energia da WEG.
 
"A aquisição, além de nos trazer uma equipe de engenharia muito experiente, vai também nos permitir acelerar o desenvolvimento de novas gerações de turbinas eólicas, construindo sobre a base do portfólio atual muito bem-sucedido de turbinas eólicas de 2.1 MW a 2.3 MW”, declarou o executivo.