A Agência Nacional de Energia Eletrica aprovou o reajuste anual da Eletrobras Distribuição Roraima, que terá redução média nas tarifas de 19,72%, a partir desta terça-feira, 1º de novembro. O impacto médio será de -24,31% para os consumidores conectados em alta tensão e de -17,05% para os clientes atendidos em baixa tensão.
A redução tarifária vale para apenas para os consumidores de Boa Vista, capital de Roraima. Para a população do interior do estado, que era atendida pela Companhia Energética de Roraima, foram prorrogadas as tarifas atuais. A empresa está inadimplente com o pagamento de encargos setoriais, o que a impede aplicar reajustes positivos de tarifa.
A previsão é de que a área de concessão da Cerr seja incorporada formalmente pela Eletrobras-RR em janeiro de 2017. Como o contrato da empresa foi extinto, o serviço está sendo prestado em carater temporário pela distribuidora da Eletrobras, cujo contrato também não foi renovado. A Aneel ainda vai avaliar se, após a fusão, será necessário realizar um novo processo tarifário para estabelecer uma tarifa que considere a situação do estado como um todo.
Além das empresas de Roraima, as distribuidoras dos estados de Alagoas, Piaui, Acre, Amazonas, Rondonia (todas da Eletrobras) e Amapá (que pertencia ao governo do estado) estão sem contrato de concessão e em regime de administração temporária. Todas elas deverão ser privatizadas até dezembro de 2017.