As tarifas da Light (RJ) terão redução média de 12,25% a partir do dia 7 de novembro. O reajuste anual aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica terá impacto de 13,32% para os consumidores em alta tensão e de 11,73% para os clientes conectados em baixa tensão. Para o consumidor residencial, a tarifa será reduzida em -12,03%. No ano passado, a tarifa da distribuidora teve reajuste médio de 16,78%.

A Aneel negou o pedido da Light de suspensão do reajuste tarifário até a assinatura do termo aditivo com as novas cláusulas econômicas do contrato de concessão. Com a adesão, a empresa passará por revisão tarifária, que pode resultar em aumento de tarifa. A expectativa é de que processo seja concluído em fevereiro de 2017.

O custo de compra de energia da distribuidora registrou queda de 4,96% em relação ao reajuste do ano passado e contribuiu para uma redução tarifaria de -2,57%. Além do reajuste do contrato com a UTE Norte Fluminense, houve destaque para a redução da tarifa de Itaipu e da variação do dólar no período. O custo médio da energia comprada pela empresa é de R$ 181,12/MWh.

Os índices refletem ainda a retirada da tarifa de 6,7% em custos financeiros pagos pelo consumidor no período tarifário anterior, além da devolução de outros 4,23% em componentes financeiros nos próximos 12 meses. Os encargos setoriais tiveram redução de 0,85% e a transmissão aumento de 0,47%.A distribuidora atende 3,8 milhões de unidades consumidoras na capital e em outros 30 municípios da Baixada Fluminense e do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro.