A produção industrial do setor eletroeletrônico caiu 8% no mês de setembro de 2016 em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na comparação com agosto, a queda foi de 5,6%, com ajuste sazonal, resultado de uma retração de 2% a indústria eletrônica e de uma queda de 8,1% na elétrica. Esta foi a segunda queda mensal consecutiva, interrompendo resultados positivos desde março. O resultado foi inferior ao da indústria geral, que apresentou expansão de 0,5% neste período.
Com isso, o resultado acumulado nos primeiros nove meses do ano é de uma redução de 13,8% na atividade industrial do setor, na comparação com igual período de 2015, desempenho inferior ao da indústria geral, que teve queda de 7,8%. A queda do setor eletroeletrônico foi resultante de redução de 21,4% na atividade da indústria eletrônica e de 7,7% na elétrica.
Para o presidente da Abinee, Humberto Barbato, a recuperação está demorando a acontecer. Segundo ele, se em um mês conseguimos um resultado bom, no outro isto não se repete, o que impede de prever um desempenho positivo para 2016. Ele acredita que apenas no próximo ano, com as mudanças esperadas no cenário econômico, os indicadores do setor devem apresentar melhora.