A NEXTracker anunciou nesta segunda-feira, 7 de novembro, a assinatura de um contrato para oferecer sua tecnologia de rastreamento para a epecista Biosar para a construção da usina solar Pirapora I (MG – 191,5 MW), de propriedade da EDF Energie Nouvelles e Canadian Solar. O contrato abrange também consultoria de design, instalação e comissionamento e a previsão de entrega é no terceiro trimestre de 2017. Os módulos que serão usados na planta Pirapora também são produzidos pela Flex e Canadian Solar, em fábrica no Brasil.

De acordo com o CEO da NEXTracker, Dan Shugar, a NEXTracker está bem posicionada para atender à crescente demanda de alto volume para os rastreadores de eixo único. Ele vê o financiamento de projetos no Brasil funcionando e apoiando verdadeiramente o crescimento da indústria de energia renovável. Segundo Aris Polychronopoulos, gerente geral da Biosar, a experiência da empresa na área solar e a liderança tecnológica no mercado são um ajuste ideal para novas construções de usinas solares no país.

O projeto Pirapora 1 é um dos maiores projetos de energia solar no Brasil e um dos poucos projetos de utilidade para atender aos critérios de acreditação Finame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O Banco agiliza o financiamento de projetos que incorporam produtos com conteúdo local. O NEXTracker NX Horizon é compatível com o Finame, os seus componentes são fabricados e testados para garantia de qualidade em uma instalação Flex no Brasil. Uma vez concluído, o projeto Pirapora I vai gerar 391.263 MWh por ano.