A Light modernizou os sistemas de iluminação, ar-condicionado e ventilação da Casa Ronald McDonald, na Tijuca, no Rio de Janeiro, substituindo os equipamentos existentes por outros mais eficientes, com o selo Procel, possibilitando a economia de energia e consequentemente redução significativa no valor da conta da instituição. Esse projeto desenvolvido pela Light com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel, foi selecionado na 1ª Chamada Pública de Projetos (CPP), investindo o montante de R$ 93.804,53. A parceria entre a Casa Ronald e a Light começou em 2015, com a implantação das ações do projeto.
O potencial de economia total associado às medidas do projeto de eficiência energética chega a 51,31 MWh de energia economizada ao ano, o que significa o consumo médio anual de 21 residências, e de 19,33 KW de redução de demanda na ponta, fruto da atualização tecnológica dos equipamentos de conforto.
Considerando o custo médio da energia dos últimos 12 meses, a estimativa de economia anual na conta de energia da Casa Ronald McDonald é de cerca de R$ 40 mil, explica Antonio Raad, coordenador de Planejamento e Gestão de Eficiência Energética da Light. Com isso, os recursos economizados poderão ser destinados para outras necessidades da instituição.
O projeto também proporcionou ações de conscientização e informação sobre o uso eficiente e consciente da energia para os profissionais da Casa Ronald, o que é uma das estratégias definidas para das sustentabilidade às ações executadas, destaca o Gerente do Programa de Eficiência Energética da Light, Carlos Mocny.