A Cemig investiu cerca de R$ 254 milhões na melhoria e manutenção da rede de distribuição e no atendimento aos consumidores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com o objetivo de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas sobre o sistema elétrico.

Segundo Carlos Augusto Reis de Oliveira, superintendente de Relacionamento Comercial com o Cliente da Distribuição, nos últimos 12 meses, a Cemig investiu na ampliação da capacidade do sistema com 180 MVA de potência. Para o próximo ano, o reforço será de 230 MVA. Esse reforço aconteceu com a implantação de quatro novas subestações: BH Calafata, Contagem, Ibirité e Nova Lima 7. Também foram construídos mais 30 quilômetros de novas linhas de transmissão.

Já estão em execução as novas ampliações para o próximo ano, quando entram em operação as subestações Centro 2, Confins e a ampliação da subestação BH Pampulha. "A ampliação da capacidade na região vai beneficiar mais de 100 mil consumidores entre 2016 e 2017. A empresa está investindo em tecnologia, para que a população receba em sua casa energia com qualidade e segurança".

A empresa cumpriu 100% do seu plano de manutenção com toda a rede urbana da região inspecionada, e mais de 100 mil árvores em conflito com a rede elétrica foram podadas. As equipes de manutenção fizeram a limpeza de faixa nas redes rurais, percorrendo 448 mil m². Em toda a região metropolitana, mais de dois mil objetos foram retirados da rede e cerca de 1.500 postes foram substituídos.