CCEE ultrapassou a marca de 5 mil agentes

Ao final de outubro, o número de associados aumentou 57% na comparação com o fechamento de 2015

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica encerrou o mês de outubro com 5.100 agentes, um aumento de 57% em seu quadro de associados em relação a dezembro de 2015. Atualmente, o segmento de consumo representa cerca de 70% do total. Esse crescimento é atribuído ao volume de associados deve-se, principalmente, à forte migração de consumidores livres e especiais para o mercado livre.

No total, a CCEE contabiliza mais de 1.310 processos em andamento para os próximos meses, sendo que 84,5% são consumidores especiais. "Os números confirmam a manutenção da tendência migratória impulsionada pelo aumento na tarifa da energia no Ambiente de Contratação Regulada e a simplificação no Sistema de Medição e Faturamento", destacou a câmara.
Atualmente são 2.759 consumidores especiais e 775 consumidores livres, além de 1.227 produtores independentes, 186 comercializadores, 60 autoprodutores, 50 distribuidoras e 43 geradoras concessionárias de serviço público. Dos comercializadores registrados na CCEE, três estão habilitados para atuar como varejistas, representando 12 unidades consumidoras. Atualmente, outros cinco agentes estão com o processo de habilitação em andamento.