A Câmara de Comercialização de Energia Eletrica colocará a partir de 5 de dezembro novos meios de autenticação para acessar suas aplicações. Além do cryptocard, os agentes poderão acessar por meio de código enviado por SMS ou email (eToken). Para utilizar as novas opções, informou a câmara, bastará informar telefone celular ou email no cadastro da CCEE, utilizando o sistema Autocadastro. Se já tiver essas informações cadastradas, já poderá utilizar os novos meios.
Nessa mesma data a CCEE não fornecerá mais cryptocards. Os novos usuários deverão utilizar as opções de SMS e email para acessar as aplicações da CCEE. Quem já possui cryptocard poderá continuar utilizando o dispositivo para acessar os sistemas, porém eventuais manutenções (trocas e consertos) nos equipamentos serão realizadas até fevereiro do próximo ano.
Os novos meios de acesso, acredita a CCEE, trazem mais flexibilidade, mobilidade e praticidade, uma vez que o usuário não precisará mais adquirir e manter consigo o dispositivo físico, podendo escolher o formato que mais se adequa ao seu perfil de trabalho. Além disso, o risco de bloqueio de acesso aos sistemas por eventual defeito no cryptocard ou excesso de tentativas de geração de senha é eliminado. Atualmente, dependendo da localidade, o agente tem que esperar até 10 dias entre o envio, desbloqueio e devolução do equipamento. Mesmo com a nova solução o processo de solicitação e concessão de acessos aos sistemas não foi alterado. De acordo com a CCEE, caso a empresa deseje incluir mais usuários, deverá seguir o procedimento estabelecido no PdC Submódulo 1.2.