A GE Grid Solutions, líder global em tecnologias e serviços para a rede elétrica, desenvolveu um projeto para instalação de uma subestação isolada a gás SF6 – GIS (Gas Insulated Substation – em inglês) no Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Essa tecnologia compacta permite com alta confiabilidade e baixa manutenção dispor de todo o conjunto de equipamentos para proteção, medição, manobra e seccionamento, permitindo o hospital transformar a tensão de 69 KV, recebida via concessionária para 13,8 KV.

O hospital Nossa Senhora da Conceição é o primeiro hospital na América Latina a utilizar a tecnologia. As vantagens desse projeto não se resumem apenas no tamanho limitado que ele pode ser instalado. "Por meio dessa instalação, que funciona dentro de um prédio fechado e é compatível com a área urbana, é possível oferecer ainda mais distribuição de energia, mais segurança operacional e compatibilidade ambiental, além de maior confiabilidade, já que a tecnologia reduz dramaticamente o número de falhas, característica essencial no atendimento de um hospital do porte do Nossa Senhora da Conceição", explica Emanuel Bertolini, Diretor Geral da divisão de Grid Solutions para a América Latina.

Para o Hospital Nossa Senhora Conceição, a instalação da nova subestação permitirá não apenas a instalação de novos equipamentos de diagnóstico e melhora na qualidade dos serviços prestados, mas também contribuirá para o aumento no número de atendimento e para a expansão física da unidade. “O sistema será de grande importância para suprir a parte de energia elétrica do novo Centro de Oncologia, do novo Centro de diagnóstico e do Prédio de apoio técnico”, destaca Claudio Campello, da Gerência de Engenharia e Patrimônio do Hospital Nossa Senhora da Conceição. A obra tem previsão para ser finalizada em 2017.