O Laboratório de Monitoração Ambiental (LMA) da Eletronuclear recebeu o Certificado de Credenciamento de Laboratório (CCL) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) pelo seu trabalho de análise da qualidade da água do mar. Este credenciamento diz respeito às verificações de pH, turbidez, cloro residual, sólidos totais dissolvidos e carbono orgânico total. Essas análises são feitas para garantir que as usinas nucleares de Angra não estejam provocando impacto no meio ambiente.

O certificado atesta a capacitação técnica do LMA e o habilita a continuar realizando análises laboratoriais no âmbito do Programa de Monitoração e Controle da Qualidade das Aguas (PMCQA). O CCL tem validade de dois anos. Após esse período, é necessário renovar a certificação, processo que inclui avaliações e vistorias dos técnicos do Inea, órgão de licenciamento e fiscalização ambiental do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com João Pedro Garcia Araujo, gerente interino de Gestão Ambiental (GGA.G), o credenciamento contribui para um processo contínuo de autoavaliação da equipe. “Além de atender à legislação ambiental estadual, o certificado demonstra nosso esforço em aprimorar os controles da qualidade dos processos do LMA”, reforça.