A Fundação Nacional da Qualidade reconheceu dez organizações no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), nas cinco categorias do processo. "E um cenário de crise econômica, vemos a importância, ainda maior, da busca da gestão para excelência. E as organizações que submeteram ao rígido processo do PNQ nos mostram que investir na gestão é o melhor caminho para superar a crise e ter bons resultados", afirma o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins.

No ciclo de 2015, a FNQ apresentou as novas formas de reconhecimento: Summa cum laude (organização premiada que manteve o patamar de excelência por três anos consecutivos) e Magna cum laude (empresa que apresenta patamares de excelência de premiação por dois anos consecutivos).

Nesse ano de 2016, a Eletronorte – Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) – Unidade Tucuruí (PA) foi contemplada na categoria Summa cum laude. Já a Brasal Refrigerantes (DF) e a Volvo Caminhões (PR), foram reconhecidas na categoria Magna cum laude.

Na categoria Premiada, a FNQ reconheceu a Elektro (SP), a Sabesp Unidade de Negócio Sul (SP) e o Senac RS. Neste ciclo, não houve organizações reconhecidas na categoria Finalista. Quatro organizações receberam o Destaque por Critério: a Cemar (MA), no Criério Clientes; e a Copel Telecom (PR), EDP Bandeirante (SP) e Turbo Brasil (MG), no Critério Processos. Entre os setores de atuação, estão comtemplados indústria, serviços, defesa nacional, área de energia e saneamento.