A Norte Energia concluiu a montagem da Casa de Força Complementar da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A instalação eletromecânica da quinta e da última das seis unidades geradoras situadas no Sítio Pimental marca a conclusão da menos usina do complexo em construção no Rio Xingu, no Estado do Pará. Em dezembro deste ano, as duas máquinas devem iniciar a geração comercial autorizadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Pimental tem potência total de 233,1 MW e corresponde a 3% da geração do complexo Belo Monte, que conta também com a Casa de Força Principal, em construção no Sítio Belo Monte. As seis turbinas de Pimental são do tipo bulbo com capacidade para gerar até 38,8 MW cada uma. As unidades geradoras aproveitam a força natural do Xingu para gerar energia e estão localizadas ao lado do vertedouro da usina, na altura do barramento do rio.

A Norte Energia também concluiu o giro mecânico da quarta unidade geradora da Casa de Força Principal de Belo Monte. No dia 22 de novembro, o teste foi aplicado com êxito e é a primeira etapa para sincronizar a turbina ao Sistema Interligado Nacional. A máquina representa mais 611,1 MW na geração do empreendimento em construção, no Rio Xingu, e tem previsão de operação comercial em dezembro de 2016.

O complexo hidrelétrico Belo Monte estará em plena operação em 2019, com 24 turbinas, incluindo as 18 da maior casa de força do empreendimento, no Sítio Belo Monte. A hidrelétrica do Xingu gerará 11.233,1 MW, energia suficiente para abastecer um consumo médio de 60 milhões de pessoas, nos 17 estados em que as concessionárias de distribuição adquiriram previamente a energia de Belo Monte, em leilão realizado pela Aneel em 2010.