O Programa Mensal de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico prevê em dezembro a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para todos os subsistemas. Para a próxima semana operativa, a previsão é de aumento nas afluências de todos os subsistemas. A energia natural afluente do submercado Sudeste/ Centro-Oeste deve chegar em dezembro em 85% da média de longo termo armazenável. No Nordeste, região com mais dificuldades hidrológicas, a previsão é de 72% da MLT. No Sul, o valor deve chegar a 91% e no Norte, em 68% da MLT. Para a próxima semana, a ENA prevista no Sudeste/Centro-Oeste é de 83% da MLT. No Nordeste, de 67% e no Sul, de 68%. No Norte, ela fica em 71% da MLT.

A expectativa de valor esperado para os reservatórios do Sudeste/ Centro-Oeste para o fim de dezembro fica em 35,5%. No Sul, a previsão é de níveis com 71,6%. Na região Nordeste, a indicação é que haverá expressiva subida, que deixará o volume em 18,5%. Já no Norte, os níveis ficam em 14,2%. Quanto à carga, é esperada uma queda de 5% em dezembro no Sudeste/ Centro-Oeste e de 2,4% no Sul, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A taxa negativa para o Sul está atenuada pela ocorrência de chuvas intensas em dezembro de 2015 na região, o que resultou em uma carga relativamente baixa nesse período. Já no Nordeste, a carga deve subir 0,9%.

Na semana operativa de 26 de novembro a 2 de dezembro, a média semanal do Custo Marginal de Operação deve ficar em R$ 172,88/MWh para todos os submercados. O intercâmbio no Sudeste deve ser dimensionado em função do fechamento do balanço energético do Sistema Interligando Nacional, as regiões Sul e Norte devem ser exportadoras, enquanto o Nordeste será importador de energia. O despacho térmico do SIN no próximo mês deve ficar em 7.399 MW med. Desse total, 6.794 MW med será por ordem de mérito, 384 MW med por inflexibilidade e 221 MW med por restrição elétrica.

Para checar a evolução do CMO e gerar gráficos com múltiplos parâmetros acesse o Monitor Energia disponível para assinantes do CanalEnergia Corporativo.