A Norte Energia concluiu o giro mecânico da quarta unidade geradora da Casa de Força Principal da Usina Hidrelétrica Belo Monte. No dia 22 de novembro, o teste foi aplicado com êxito e é a primeira etapa para sincronizar a turbina ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A máquina representa mais 611,1 MW na geração do empreendimento em construção, no Rio Xingu, e tem previsão de operação comercial em dezembro de 2016.

Quando a quarta turbina estiver operando, a Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte, gerará 2.444,4 MW, equivalente a 22% da capacidade total da maior das usinas do complexo hidrelétrico. Recentemente, a Norte Energia atingiu mais um marco importante da usina, com a conclusão da montagem da última turbina da Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental.

As casas de força do Sítio Belo Monte e Sítio Pimental foram o complexo hidrelétrico que está sendo construído no município de Vitória do Xingu, no Pará. As duas usinas estão distantes cerca de 50 km uma da outra, e a cerca de 60 km de Altamira, principal cidade da região. O complexo possui ainda dos reservatórios: um formado no leito do Rio Xingu e um intermediário, ligados por um canal de derivação de cerca de 20 km.

Belo Monte estará em pleno funcionamento em 2019, com a ativação das 18 turbinas da Casa de Força Principal e 6 da Casa de Força Complementar. A usina gerará um total de 11.233,1 MW. Esta quantidade de energia é suficiente para um consumo médio de 60 milhões de pessoas, em 17 estados brasileiro.