A Enel foi a única interessada no leilão de privatização da Celg-D com um lance de R$ 2,187 bilhões. A assinatura do contrato ocorrerá em 30 de janeiro, mesma data que a companhia deverá realizar o pagamento em parcela única pela concessionária goiana. Os termos de financiamento não foram detalhados pelo presidente da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli.
“Esse é um tema que envolve diversas empresas de capital aberto, com ações em bolsa então não vou fazer um disclosure sobre a operação”, afirmou. “Em 30 de janeiro pagaremos em parcela única os valores propostos. Em dinheiro”, revelou ele de forma descontraída em entrevista coletiva concedida após a sessão que resultou na venda da distribuidora goiana. Segundo o executivo, o valor oferecido refletiu o preço justo que a companhia estimou para a concessionária de Goiás. Com isso, a empresa aumenta a sua participação em distribuição e alcança um número de 10 milhões de clientes. A italiana já controlava, antes da Celg, a Coelce (CE) e a Ampla (RJ), que recentemente mudaram de nome para Enel Distribuição.
“Para nós essa é uma etapa importante de nosso desenvolvimento que globalmente está baseado em dois pilares de crescimento em geração e distribuição. Queremos trabalhar com o estado para criar valor e já temos presença em Goiás. Nossa tarefa agora é trabalhar e entregar resultados”, comentou.
Zorzoli lembrou que este investimento não limitará a expansão da empresa por aqui em função de existir um plano de aportes para o país, recentemente divulgado que indica a disponibilidade de 3,2 bilhões de euros entre 2017 e 2019. Os valores, comentou ele, serão aplicados em crescimento e novas oportunidades, seja nas concessões que já detém com a modernização e digitalização das regiões onde atuam bem como novos ativos.
O executivo da Enel disse que há a identificação de necessidade de investimentos na concessão recém adquirida, mas preferiu não dizer o quanto isso envolve. Indicou apenas que esses aportes terão como prioridade a qualidade de serviços e expansão da rede para novos clientes com a modernização e digitalização da rede para melhoria da eficiência e atendimento do consumidor.