A Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam) emitiu licença prévia para instalação de mais uma das novas linhas de transmissão de energia elétrica da Eletrosul. A licença confere viabilidade ambiental para duas linhas de transmissão, que juntas têm 334 quilômetros de extensão passando pelos municípios de Alegrete, Quaraí e Santana do Livramento, na região da Campanha (RS).
No total, está em andamento na Fepam o licenciamento ambiental de um grande sistema de linhas de transmissão de energia elétrica, denominado Lote A, que abrange várias regiões do estado. O lote foi dividido em cinco empreendimentos submetidos ao licenciamento ambiental, dos quais quatro são mediante EIA-RIMA e um por meio de Relatório Ambiental Simplificado (RAS).
Além do grupo da Campanha, já foram emitidas as licenças prévias do grupo Litoral e o trecho da licença prévia de 230 KV que irá ligar a Subestação Guaíba 2 à futura Subestação Guaíba 3. Restam ainda, em etapa final de análise, os grupos Escudo, Depressão Central e Região Metropolitana.
Após a obtenção das licenças prévias, a Eletrosul deverá desenvolver os projetos e programas ambientais e encaminhar solicitação das licenças de instalação junto à Fepam e, somente após a emissão poderá dar início às obras de implantação das novas linhas de transmissão de energia elétrica.