A RGE (RS) está promovendo a eficientização da iluminação pública de Taquara. A iniciativa que contou com investimento de R$ 1,8 milhão, é integrante do Programa de Eficiência Energética e consiste na troca de lâmpadas de vapor metálico por modelos de tecnologia LED, começou no final do mês passado e deve ser concluída ainda este ano. O novo sistema deve gerar uma economia de cerca de R$ 425 mil na conta de luz da prefeitura municipal.

O projeto do PEE da RGE prevê a troca de equipamentos antigos por modelos mais eficientes, com tecnologia LED, em 502 pontos da cidade. As lâmpadas LED têm uma vida útil de até 25 mil horas, enquanto as de vapor metálico duram, em média, 15 mil horas. Além disso, a distribuidora vai implantar a automação de 25 conjuntos em vias da área central de Taquara. Com a adoção desta nova tecnologia, a prefeitura será capaz de controlar a intensidade da luminosidade por meio de um software, aumentando a eficiência do sistema.

Com a substituição de todas as lâmpadas substituídas e a implantação da nova tecnologia de automação, há uma estimativa de redução no consumo de energia de 431,37 MWh/ano e uma diminuição de 99,65 kW na demanda de ponta. O volume economizado com o projeto é capaz de abastecer 2400 residências durante um mês.

Segundo o gerente de Eficiência Energética do Grupo CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Junior, a modernização da iluminação pública, além de gerar uma economia à prefeitura, também aumentará a segurança para a população e irá proporcionais mais confiabilidade do sistema existente em Taquara, com a adoção de equipamentos mais modernos. “O Programa de Eficiência Energética está fazendo um investimento robusto que trará mais qualidade de vida a todos os moradores por meio do consumo eficiente”, afirma Lopes Junior.