Os resultados finais dos testes de redução da vazão de Sobradinho até o limite de 750 m³/s serão apresentados na próxima reunião semanal de acompanhamento dos reservatórios do rio São Francisco, marcada para segunda-feira, 12 de dezembro. A informação foi dada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em nota divulgada após a reunião mensal desta quinta-feira, 8 de dezembro.
No encontro coordenado pela Agência Nacional de Águas deverá ser discutida a data de início dos testes de redução das defluências do reservatório da hidrelétrica até o limite de 700 m³/s, proposto pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. A redução da vazão de Sobradinho foi autorizada em novembro pela ANA e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
O objetivo era evitar que o maior reservatório do Nordeste atingisse o volume morto ao final do período seco, e garantir o atendimento aos usos prioritários da água. Os testes de redução até 750 m³ foram iniciados em 21 de novembro, e seus impactos têm sido monitorados pela Chesf, que enviou ao Ibama relatório com o resultado do monitoramento.
A nota do CMSE informa que a vazão do reservatório da UHE Três Marias, em Minas Gerais, atingiu 165 m³/s no ultimo dia 3, valor adotado pelo ONS no Programa Mensal de Operação de dezembro. A redução gradual de 280 m³/s para 165 m³/s foi recomendada pelo grupo gestor dos recursos hídricos da bacia do São Francisco, em razão do aumento das vazões abaixo do reservatório da usina. Segundo o comitê, caso ocorram novos aumentos, outras “reduções poderão ser avaliadas pelo grupo, visando a estocar o maior volume possível de água no reservatório.”
Para o CMSE, a gestão dos recursos hidricos “extrapola o setor elétrico”, por seus impactos em diferentes esferas de governo e setores da sociedade. O atendimento à eletroenergético da Região Nordeste, lembrou a nota, está garantido por outras fontes de geração e pelo intercâmbio do Sistema Interligado.