Com o objetivo de promover a qualidade de vida de empregados e familiares com deficiência, proporcionando assistência e inclusão social, o Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência (PAPD) da Eletrosul, recebeu o Reconhecimento Global "Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência" nas categorias protagonismo e acessibilidade. A premiação foi feita durante a celebração do 10º aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em Nova York.
Criado em 1990, o Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência da Eletrosul tinha como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida dos empregados, atendendo as necessidades biopsicossociais e financeiras. Passados 26 anos, a empresa aprimorou o PAPD, tornando-o um programa de inclusão profissional, sustentado na construção e manutenção de um ambiente corporativo participativo, produtivo e igualitário. Hoje, a iniciativa atende diretamente mais de 70 beneficiários, entre empregados e familiares. Além de mobilizar e sensibilizar a comunidade empresarial, envolve aproximadamente 2 mil pessoas, incluindo estagiários, jovens aprendizes e prestadores de serviços.
“O PAPD é uma iniciativa precursora no cuidado com as pessoas com deficiência no âmbito corporativo. Oferece o suporte integral aos empregados e beneficiários, superando o atendimento convencional. Esse reconhecimento internacional é motivo de muito orgulho, reflexo da mudança na cultura organizacional e inserção de novos valores como o respeito à diversidade”, ressalta o presidente da Eletrosul, Márcio Zimmermann.
No quesito protagonismo, o programa da Eletrosul foi reconhecido pelo trabalho integrado e interdisciplinar, que abrange os processos de assistência à reabilitação, educacional e especial, com o acompanhamento social dos beneficiários. Entre as ações promovidas pelo PAPD está um grupo de apoio aos familiares, que se reúne mensalmente para o compartilhamento de experiências. São realizadas ainda visitas domiciliares, palestras e campanhas de sensibilização.
A promoção da acessibilidade física e humana ao público interno e visitantes é outra característica importante, reconhecida internacionalmente, no trabalho desenvolvido pela empresa. Considerando a estrutura física, a Eletrosul dispõe de estacionamento com vagas para deficientes, rampas de acesso, banheiros adaptados e elevadores com painel em braile e indicação sonora. A disponibilização de recursos materiais para a melhoria do desempenho dos trabalhadores que possuem deficiência é outra prioridade. São oferecidos equipamentos de informática adaptados com programas especiais e telefones com ampliação de voz, por exemplo. Alguns empregados foram capacitados ainda, por meio de um curso de libras, para se tornarem facilitadores na função de intérprete entre pessoas surdas e ouvintes, favorecendo a inclusão social.