A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou nesta semana um estudo indicando a melhor alternativa para a expansão do sistema elétrico do município de João Pessoa, capital da Paraíba. A EPE identificou um esgotamento da capacidade de transformação da Subestação Mussuré II em razão do crescimento da carga na região, tanto em operação normal como em contingência simples. Também foi verificado que o suprimento dessa região está comprometido durante condição de emergência "N-1".

A região metropolitana de João Pessoa é composta por 12 municípios do estado da Paraíba. Atualmente o atendimento aos consumidores conectados ao sistema de distribuição dessa região está sob concessão da Energisa-PB. O sistema elétrico de distribuição responsável pelo atendimento dessas cargas é suprido pelas subestações de rede básica de fronteira Santa Rita II 230/69 kV e Mussuré II 230/69 kV.

A EPE sugere a implantação de uma linha em 500 kV partindo da futura subestação Campina Grande III até a região metropolitana de João Pessoa, permitindo também o escoamento de potências excedentes de geração no estado do Rio Grande do Norte. O estudo indica, do ponto de vista técnico, econômico e ambiental, o melhor cronograma de obras a ser implantado no horizonte considerado, levando em conta as alternativas de expansão que garantam o atendimento aos consumidores, com padrões de qualidade e continuidade adequados, frente ao crescimento do mercado de energia elétrica previsto para a região. Clique para acessar a íntegra do "Estudo de Atendimento à Região Metropolitana de João Pessoa".