Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou o recálculo e a republicação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o mês de novembro e para as três primeiras semanas operativas de dezembro, em razão de um erro de cálculo causado por duplicidade de informações incorporadas à composição da variável carga. O PLD é o indicador do preço spot de energia e serve tanto como referência para contratos no mercado livre como é utilizado nas liquidações do mercado de energia de curto prazo. A republicação implica em alteração de posições financeiras dos agentes. 

Segundo o despacho nº 3.280, publicado nesta quinta-feira, 12 de dezembro, no Diário Oficial da União, caberá ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) encaminhar à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) os dados necessários para o processamento dos modelos de programação eletroenergética de médio e curto prazo dos submercados.

As condições necessárias para republicação do PLD estão previstas na Resolução Normativa nº 568/2013. O PLD será recalculado sempre que houver erro na inserção de dados, no código fonte da cadeia de modelos ou na representação de qualquer componente do sistema. Contudo, a republicação do PLD só ocorrerá quando a diferença entre o PLD recalculado e o seu valor original for superior a 10% do valor do PLD mínimo vigente. Segundo a Aneel, no caso em questão, foram encontradas inconsistência nas informações prestadas pelos agentes, como duplicidade na representação de usinas.