A Agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou nesta quarta-feira, 21 de dezembro, o Rating Nacional de Longo Prazo da Renova Energia para ‘RD (bra) ’. A nota anterior era ‘CC (bra) ’. O não pagamento de R$ 48 milhões de juros da terceira emissão de debêntures da companhia, que venciam em 15 de dezembro de 2016 motivou a alteração. As debêntures totalizam R$ 500 milhões e tem vencimento final em 2024.

De acordo com a Fitch, a Renova negocia o pagamento com o único debenturista. No entanto, caso esta negociação leve a uma postergação ou a um perdão do pagamento, isto se enquadraria na definição da agência de inadimplência restrita, que leva ao rating ‘RD (bra) ’, por se tratar de uma situação já ocorrida com relação aos juros da mesma emissão.

Os ratings da empresa de energia renovável serão rebaixados caso ela entre em recuperação judicial. A agência também entende que a Renova está se esforçando para liquidar os juros vencidos. Isso elevaria os ratings para ‘C (bra) ’, que ainda denotaria sua fraca liquidez. Classificações mais elevadas dependerão de uma entrada relevante de recursos, a ponto de melhorar sua estrutura de capital e seu perfil de liquidez de forma significativa e sustentável.