O Ministério de Minas e Energia reduziu o montante de energia comercializável de duas hidrelétricas. Segundo despacho publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 22 de dezembro, a garantia física da hidrelétrica Porto Primavera será reduzida de 1.017 MW médios para 992,6 MW médios. Na prática, isso significa menos energia para vender no mercado. A usina é operada pela concessionária de energia paulista Cesp e está localizada no rio Paraná, na divisa dos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, com potência instalada de 1.540 MW. 
O governo também reduziu a garantia física da hidrelétrica Colíder, da Copel, de 179,6 MW médios para 177,9 MW médios. A usina está em construção no rio Teles Pires, no Mato Grosso, com 300 MW de capacidade instalada. O montante de garantia física de energia da UHE Colíder terá validade a partir da entrada em operação comercial da usina.
O MME explica que para efeitos de comercialização de energia elétrica, "os consumos internos das usinas e as perdas na Rede Elétrica deverão ser abatidos dos montantes de garantia física de energia definidos nesta portaria, observando as regras de comercialização de energia elétrica vigentes."