O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que, em virtude das festividades de Natal nos dias 24 e 25 de dezembro, está prevista geração termelétrica a fim de garantir o suprimento de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Os detalhes de como será a operação nas festas de final de ano estão reunidos na Nota Técnica nº 158/2016.
 
Nesta sexta-feira, 23, o ONS divulgou as previsões operativas para a quarta revisão do Programa Mensal da Operação de Dezembro (PMO). A previsão para as afluências médias mensais do mês de dezembro indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para todos os subsistemas, com exceção do Sul. Para a semana operativa de 24 a 30 de dezembro, o ONS espera afluências de 93% da MLT (Média de Longo Termo) no Sudeste/Centro-Oeste; 176% no Sul; 82% no Nordeste; e 71% no Norte.
 
O baixo desempenho da indústria e a redução das atividades nos setores de comércio e serviço continuam impactando o comportamento da carga em todo o país. Para a carga do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, estima-se um decréscimo de 3,9%, enquanto que para o subsistema Sul é esperada uma variação positiva da carga de apenas 0,2%, no mês de dezembro/2016, relativamente ao mesmo mês do ano anterior.
 
As variações negativas de 4% na carga do subsistema Norte e de 1,6% no Nordeste estão influenciadas pela predominância de dias com ocorrência de chuvas e muita nebulosidade durante a semana em curso, além da expectativa de manutenção dessas mesmas condições meteorológicas para os próximos dias. Caso as estimativas do ONS se confirme, o SIN deverá apresentar carga de 64.566 MW médios em dezembro, redução de 2,8% na comparação com dezembro de 2015.
 
O valor médio semanal do Custo Marginal de Operação de todos os subsistemas do SIN passou de R$ 134,77/MWh para R$ 107,11/MWh para a semana operativa de 24 a 30 de dezembro.
 
Para checar a evolução do CMO e gerar gráficos com múltiplos parâmetros acesse o Monitor Energia disponível para assinantes do CanalEnergia Corporativo.