A queda às 17h51 da torre 146 da Linha de Transmissão 230 kV Serra da Mesa – Niquelândia, de propriedade de Furnas, causou o  desligamento automático da instalação no último domingo, 25 de dezembro. A torre fica localizada na cidade de Niquelândia (GO). De acordo com Furnas, a queda foi causada pelos fortes ventos na região. O plano de Furnas para atendimento a emergências foi imediatamente acionado e as equipes de campo estão se dirigindo ao local para os trabalhos de recomposição da linha. A previsão inicial para a recomposição é até a próxima sexta feira, 30 de dezembro.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que o esquema de subtensão de carga atuou, desligando 20 MW da Celg (GO). Após a ocorrência, houve sobrecarga nas LTs 230 kV Brasília Sul/Águas Lindas e Águas Lindas/Barro Alto. Para redução da sobrecarga foi solicitado corte manual de carga do consumidor Anglo American, o que ocorreu às 18h21min.  Às 19h11 foi ligado o TR 3 da SE Águas Lindas, às 19h14min o TR 3 da SE Itapaci, às 19h 23 a LT 69 kV Barro Alto/Padre Bernardo e às 19h38 foi ligada a LT 69 kV Itapaci/Rubiataba restabelecendo 100 % das cargas da Celg. Às 23h30, parte da carga da Anglo American voltou, após redução do carregamento das LTs.

Ainda de acordo com Furnas, os trabalhos vão consistir na remoção da torre danificada, verificação e reparo das fundações, montagem da nova torre e fixação dos cabos. As atividades mobilizam cerca de 100 pessoas, entre técnicos, engenheiros e pessoal de apoio, além de guindastes, retroescavadeiras, equipamentos de grande porte e infraestrutura para os trabalhadores.