O Ministério de Minas e Energia publicou nesta quarta-feira, 28 de dezembro, a portaria 714/2016, definindo que os atuais valores de garantia física de energia das Usinas Hidrelétricas despachadas de modo centralizado no Sistema Interligado Nacional, inclusive da UHE Itaipu, continuam valendo até dezembro de 2017.
Havia uma expectativa sobre a revisão desses valores, que poderia causar um impacto nas geradoras hídricas. A revisão alcançaria usinas que tiveram a energia assegurada definida há pelo menos cinco anos, em 31 de dezembro de 2010. Grandes empreendimentos, como as UHEs Jirau e Santo Antônio, estariam inseridas no grupo. O tema estava sob consulta pública no MME e teve o período de contribuições encerrado no dia 12 de dezembro. Alguns players temiam que a revisão pudesse trazer impactos financeiros negativos para as usinas.
A proposta elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética preve a redução de 1,4 GW medios de energia de 122 usinas hidreletricas, a partir de 2018. Esse montante equivale a 3,2% dos 42,5 mil MW médios passiveis de revisão, e a 2,5% de toda a garantia fisica das UHEs do Sistema Interligado Nacional.