A Taesa informou em comunicado ao mercado na última terça-feira, 27 de dezembro, que o Fundo de Investimento em Participações Coliseu e o Fundo de Investimento em Ações Taurus assinaram contrato com a colombiana Interconexión Eléctrica S.A. para a venda da totalidade das participações societárias no bloco de controle da transmissora. O valor da operação é de R$1.055.932.217,19 e envolve em conjunto, 26,03% das ações ordinárias e 14,88% do capital social total da Taesa. A ISA já atua no país por meio da Cteep.

De acordo com o comunicado, a operação está sujeita à aprovação dos órgãos fiscalizadores e reguladores, como o Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência e a Agência Nacional de Energia Elétrica. Após o término da operação, a participação de 41,6% no bloco de controle da Taesa, que é detida pelo Coliseu e Taurus, passará a ser detida pela ISA, que vai aderir ao Acordo de Acionistas da Taesa.

Segundo a ISA, a compra representa um importante movimento de crescimento sustentável, que é parte de sua estratégia de expansão. A operação foi fechada após rigorosa diligência e análise aprofundada feita por consultores especializados, como Bradesco BBI, Soares Bumachar Barros Chagas Advogados e KPMG.  Ainda segundo a empresa colombiana, a ação fortalece significativamente a sua estratégia regional e presença no Brasil, com a ajuda de uma empresa forte financeiramente, com ativos complementares à Cteep e com uma excelente gestão administrativa e de governança corporativa.