A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou a PCH Serra dos Cavalinhos I, localizada nos municípios de Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula e Bom Jesus, no Estado do Rio Grande do Sul, para operar comercialmente a partir do dia 4 de janeiro. O benefício foi para UG1, de 12,5 MW de capacidade instalada. A PCH pertence à Brookfield Energia Renovável e tem capacidade total de 25 MW. A segunda unidade está em fase de testes e deve entrar em operação comercial ainda em janeiro.
Serra dos Cavalinhos I tem toda a sua capacidade vendida a partir de 2020 nos leilões regulados. Para os três anos de antecipação, 2017 a 2019, a produção será destinada ao atendimento de contratos no Mercado Livre. As obras civis da usina começaram em dezembro de 2014 e a potência instalada do empreendimento é capaz de atender cerca de 70 mil pessoas. Este projeto contou com um investimento de R$ 220 milhões e se integra ao Complexo no Rio das Antas, onde estão outras três usinas também de propriedade da Brookfield Energia Renovável.
Segundo a empresa, o novo ativo reafirma o compromisso com a energia limpa e renovável, além da continuidade de investimentos a longo prazo no Brasil. A empresa tem mais duas obras em andamento, com previsão de entrega para 2017 e 2018, e continua buscando novas oportunidades no país.