O engenheiro de Produção Carlos Freitas tomou posse na última segunda-feira, 9 de janeiro, na sede da Engie Brasil Energia, em Florianópolis, como diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia. Aos 41 anos, Freitas substitui Eduardo Sattamini, que atualmente preside a empresa e estava acumulando a Diretoria Financeira. O novo membro do executivo da geradora sempre atuou na área financeira e tem larga experiência internacional. Empossado na Engie, também será o Diretor Financeiro e Administrativo do Centro Corporativo da Engie Brasil, que tem sede no Rio de Janeiro.
Desde que entrou no grupo, no ano 2000, Freitas já morou na Bélgica, duas vezes na França, no Rio de Janeiro, duas vezes no Chile e duas em Florianópolis, para onde voltou novamente. Ele trabalhou na então Tractebel Energia, como gerente Financeiro, e ressalta que a gestão financeira da Companhia já é de alto nível há muito tempo. De acordo com o executivo, ele vai trabalhar junto com as equipes para manter o padrão elevado deixado por Eduardo Sattamini e tentar avaliar, com ‘olhos novos’, potenciais melhorias.
Segundo Freitas, o maior desafio em sua nova função será apoiar a adaptação das operações da Engie no Brasil às novas diretrizes estratégicas do Grupo, pautadas na descentralização, digitalização e descarbonização. Participando da posse via videoconferência, o presidente da Engie Brasil, Maurício Bähr, desejou sucesso a Freitas e ressaltou que ele tem pela frente desafios importantes, como aumento da eficiência e os novos negócios da companhia em Serviços. No seu discurso, o presidente da Engie Brasil Energia, Sattamini ressaltou as qualidades do novo executivo, com quem já trabalhou na Diretoria Financeira e de Relações com os Investidores de 2010 a 2013 e se mostrou feliz com o seu retorno à Engie Brasil Energia.