O Museu Light da Energia, no Centro do Rio de Janeiro, vai ganhar mais atrações em sua exposição permanente. A instituição, inaugurou, em 2015, a nova Praça das Energias e a nova maquete "Caminhos da Energia", feita com peças de LEGO. Ao elaborar a curadoria, foram feitas pesquisas em museus de referência em Ciência e Tecnologia, como o Museu da PUC (RS) e o Museu da Eletricidade do Grupo CEEE. Ainda em 2015, essa pesquisa foi ampliada, com visita a museus de Paris, Londres, Munique, Lisboa (Museu da Eletricidade EDP) e Porto.
"O Museu Light da Energia apresenta, de forma lúdica e interativa, curiosidades sobre a energia elétrica, suas formas de geração, transmissão, distribuição de usos. Sustentabilidade e preservação dos recursos naturais também são temas abordados, assim como o combate ao desperdício de energia e ás ligações clandestinas, que prejudicam toda a população", destaca o gerente do Instituto Light e Centro Cultural Light, Luis Felipe Younes do Amaral.
Com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Aneel, o Museu Light da Energia vai ganhar nova programação visual e de iluminação, além da criação do túnel de LEDs, com lâmpadas de várias cores penduradas ao longo do percurso, e aplicação de espelhos na cenografia para ampliar a percepção do espaço. Ao fim do túnel, o visitante vai acessar uma sala, com mapa cenográfico do estado do Rio de Janeiro, com destaque para diversas informações, como mapa das regiões do estado, da área de concessão da Light, regionais da empresa e seus índices de perda comerciais, decorrentes do furto de energia.