A publicação mensal Energy Report da PSR completou 10 anos de vida no último mês de dezembro. E agora a consultoria preparou uma edição especial que será distribuída gratuitamente com todas as histórias e curiosidades contadas nos editoriais e que de alguma forma se relacionaram com os temas mais importantes do setor elétrico desde 2012 quando foi iniciada essa série.
De acordo com o diretor da PSR, Bernardo Bezerra, a decisão por oferecer uma edição especial veio em decorrência das respostas positivas dos clientes sobre o interesse nessas relações que a PSR faz em todas as edições desde o ano de 2012. “Ao longo desses quatro anos recebemos feedback de nossos clientes que gostavam tanto dessas histórias que diziam até mesmo estar ansiosos pela próxima edição do Energy Report”, lembrou Bezerra. “Há empresas que nos relataram que mantêm uma coletânea desses temas”, acrescentou ele.
O trabalho de elaboração da publicação tem início duas semanas antes de ir ao ar. A empresa se reúne em uma verdadeira reunião de pauta, como é feita nos veículos de comunicação, onde se define os temas de cada seção. E na Opinião que é onde se traz essas curiosidades o critério é buscar temas que se relacionam ao dia a dia do setor elétrico e sua relevância para a discussão. Um exemplo citado é a discussão sobre a mudança do horário de ponta que passou do início da noite para o meio da tarde com o advento dos aparelhos de ar condicionado, principalmente no verão logo após o recorde de demanda instantânea de mais de 85 mil MW em 2014.
A prioridade é sempre por um assunto mais urgente do setor. Temas mais abrangentes demandam mais tempo e podem ficar para outras edições que são abordados de forma mais ampla e detalhada. “Nesse tempo nós vemos que os assuntos são muito recorrentes e acabamos tendo que fazer menções a edições passadas do Energy Report em notas de rodapé”, comentou Bezerra, que lembrou ainda o surgimento de novas seções com os anos de publicação, como a internacional e as parcerias de conteúdo que são firmadas como a seção jurídica com o escritório Waltenberg.
A publicação está sempre em evolução, contou. A ideia é sempre buscar aprimoramentos para manter o Energy Report como referência no setor. Essa ideia á reforçada por meio dos reconhecimentos que teve ao longo dos anos, como por exemplo, citações da seção Opinião em audiências públicas da Aneel ou que serviram como contribuições a esses processos que a agência reguladora promove regularmente. Nesse sentido, comentou o executivo, a PSR prevê uma maior abordagem a projetos no exterior e edições com a introdução de outros temas pertinentes à energia como um todo não somente a energia elétrica. A edição que vai ao ar nesta sexta-feira, 13 de janeiro, vem com 68 páginas, traz 25 histórias que foram publicadas desde 2012. Para acessar o conteúdo que é gratuito
clique aqui.