Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,
Para a próxima semana operativa, 14 a 20 de janeiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê chuvas abaixo da média histórica para todos os subsistemas, exceto o Sul. Para o Sudeste/Centro-Oeste são esperadas Energias Naturais Afluentes (ENAs) de 79% da Média de Longo Termo (MLT). Para o Nordeste e Norte, as previsões apontam para 18% e 40% da MLT, respectivamente. Apenas o Sul deverá ter chuvas acima da média história, com 184% da MLT, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira, 13 de janeiro.

Segundo o ONS, no início da semana devem ocorrer pancadas de chuva nas bacias dos rios Grande e Paranaíba, no alto Araguaia e no alto São Francisco, devido a atuação de uma frente fria no litoral do estado do Rio de Janeiro e de um sistema de baixa pressão no Paraguai e na região Centro-Oeste do país.

A carga esperada para a próxima semana operativa do Sistema Interligado Nacional (SIN) está estimada em 68.594 MW. Para os submercados SE/CO, Sul, NE e Norte, as cargas deverão ser, respectivamente, de 40.343 MW médios, 11.964 MW médios, 10.957 MW médios e 5.330 MW médios.

Com isso, o resultado do Custo Marginal de Operação (CMO) ficou em R$ 109,76/MWh no SE/CO, Sul e Norte e de R$ 159,91MWh no Nordeste, na média semanal. A expectativa do ONS é que janeiro termine com energia armazenada máxima de 36,4% no Sudeste, 68,8% no Sul, 18,7% no Nordeste e 23,7% no Norte.
Para checar a evolução do CMO e gerar gráficos com múltiplos parâmetros acesse o Monitor Energia disponível para assinantes do CanalEnergia Corporativo.