Com o objetivo de agilizar os processos administrativos internos sem a utilização de papel, permitindo o acesso dos documentos exclusivamente por meio eletrônico, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já está em funcionamento no Ministério de Minas e Energia. Em operação desde o primeiro dia útil do ano, o diagnóstico dos servidores do MME tem sido positivo.

O Sistema Eletrônico de Informações está sendo implantado no MME desde o segundo semestre de 2016. Depois de definir riscos e soluções e alinhas a estrutura do protocolo, a equipe técnica iniciou a definição de parâmetros e apresentação aos usuários do antigo sistema, o DocFlow. Depois da campanha de divulgação dos 100 dias, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e criado o hotsite do projeto. Por fim, foi feito o treinamento dos demais funcionários e a digitalização dos processos correntes para o cadastro.

De acordo com a integrante da equipe técnica responsável pela implementação do SEI, Gleysielen Cardoso, a utilização do novo sistema está sendo tranquila comparada ao antigo ambiente utilizado no MME. "Nós estamos recebendo muitos chamados para atendimento e auxilio na execução de algumas tarefas, mas está sendo bem menor do que o transtorno e a dificuldade que a gente teve na implantação do sistema anterior", disse.

Para os funcionários que começaram a utilizar o SEI, o manuseio da nova ferramenta tem sido rápido e prático. De acordo com Custódia Oliveira, assistente da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), o começo foi “assustador”, mas mostrou ser bem mais simples. “No início todos nós ficamos com medo, porque o desconhecido realmente gera medo. Mas está sendo bem tranquilo. Nós estamos aprendendo aos poucos, fizemos o curso, tínhamos uma noção e agora estamos colocando em prática. Não está um bicho de sete cabeças como nós imaginávamos que poderia ser”, avaliou.