A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu nesta segunda-feira, 16 de janeiro, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+ (exp) (bra) ’ à proposta de segunda emissão de debêntures da Paranaíba Transmissora de Energia S.A no valor de R$ 120 milhões, com vencimento em 2028. A Perspectiva é negativa. A Paranaíba é um projeto composto por quatro ampliações de subestações e 953 km de linhas de transmissão, localizado nos estados da Bahia, de Goiás e de Minas Gerais.
De acordo com a agência, o rating atribuído reflete a baixa complexidade da operação e a manutenção de uma linha de transmissão, aliadas à natureza previsível e estável das receitas à base de disponibilidade, bem como as elevadas margens de Ebitda. O rating também reflete, as garantias corporativas e bancárias que mitigam os riscos do projeto, que está 99% concluído. A expectativa é de que o projeto esteja totalmente construído e totalmente operacional ao fim de fevereiro de 2017, o que representa um atraso de oito meses. O atraso foi causado em parte, pela suspensão da autorização por parte do regulador, devido à ausência de Licença de Operação.
Uma ação de rating negativa poderá ocorrer caso o projeto apresente despesas operacionais duas vezes acima das expectativas. Caso a Copel, a State Grid ou o banco garantidor tenham seus ratings rebaixados para menos de ‘AA+ (bra) ’ o rebaixamento também será possível. Já a ação positiva poderá ocorrer depois que o projeto atingir o completion financeiro, com receitas e custos estáveis que resultem em expectativas de que a taxa de cobertura de serviço da dívida consecutivos superiores a 1,30 vez.